O programa de pré-incubação Ypy Porã chegou para marcar a história do ecossistema de inovação de Ponta Porã e região!
O Ypy Porã (“boa origem” em guarani) é um programa de pré-incubação, promovido pelo Parque Tecnológico Internacional de Ponta Porã (PTIn), voltado a ideias inovadoras em estágio inicial.
Uma ideia inovadora é aquela que traz algo novo ou melhora de forma significativa o que já existe no ambiente produtivo ou social. Ela pode se materializar em um novo produto, serviço ou processo, ou ainda no aperfeiçoamento de soluções já existentes, por meio da adição de novas funcionalidades ou características. O essencial é que essa novidade gere melhorias mais claras, resultando em ganho real de qualidade, eficiência, desempenho ou impacto positivo para as pessoas, sociedade ou meio ambiente.
Com formato híbrido, a trilha de capacitação tem duração de 14 semanas, composta por aulas síncronas, mentorias individuais, oficinas práticas, bem como benefícios junto ao Parque e a outros parceiros. Increva-se até dia 09/01/26, às 17h!
Prepare-se para testar e validar sua ideia, entender melhor seu público-alvo, conhecer ferramentas de gestão, saber como captar recursos financeiros, e acessar diferentes players - fornecedores, parceiros, clientes, investidores, incubadoras , entre outros!
BENEFÍCIOS
Tire sua ideia do papel
Transforme sua ideia em um projeto estruturado por meio da trilha de pré-incubação, pensada pra quem está iniciando a jornada empreendedora.
Aprenda com uma metodologia referência
Acompanhe os módulos desenvolvidos pela Fundação Wadhwani, testados e aplicados internacionalmente.
Tenha o apoio de especialistas da área
Participe de oficinas e mentorias conduzidas pela Fundação CERTI, professores e outros atores do ecossistema local.
Conecte-se ao ecossistema local
Garanta conexões com outros empreendedores, universidades, poder público e empresas da região de Ponta Porã e fronteira.
Conheça as instituições por trás desta iniciativa!
Parque Tecnológico Internacional de Ponta Porã (PTIn)
Associado à Prefeitura Municipal de Ponta Porã, o PTIn é um ambiente de inovação que reunirá projetos e programas voltados à ciência, tecnologia e empreendedorismo, visando a promoção do desenvolvimento sustentável na região. Assim, busca-se contribuir de forma relevante para a ‘indústria do conhecimento’, por meio da geração estratégica de valor aos setores e serviços já estabelecidos. O objetivo final do Parque é promover benefícios diretos à comunidade, como: novas oportunidades; disseminação da cultura empreendedora; fomento econômica, social, ambiental e cultura; apoio ao associativismo e cooperativismo; entre outros.
Fundação CERTI
Instituição privada sem fins lucrativos, fundada em 1984, voltada à ciência, tecnologia e inovação. Tem a missão de dar suporte a empresas no desenvolvimento de soluções tecnológicas avançadas em produtos, processos de manufatura, empreendedorismo e sustentabilidade. Enquanto um hub de inovação, atua com abordagem ecossistêmica conectando e integrando conhecimento acadêmico, startups e fornecedores de tecnologia para gerar soluções inovadoras para o mercado. Atualmente, conta com mais de 400 colaboradores, ligados aos escritórios de Florianópolis, Brasília ou Manaus. Dentre uma extensa gama de clientes, destacam-se alguns projetos realizados junto a: Petrobras; Embraer; WEG; Siemens; Lenovo; Governo Federal; Sebrae; BNDES; itaú; Bradesco; entre outros.
Fundação Wadhwani
A Wadhwani Foundation é uma instituição sem fins lucrativos, fundada em 2001 pelo empreendedor do Vale do Silício, Dr. Romesh Wadhwani, que desde que se associou à iniciativa The Giving Pledge, passou a transferir 80% de sua riqueza para apoiar as diferentes iniciativas da Fundação, sem receber financiamentos externos. O objetivo da Wadhwani é impactar milhões de pessoas ao redor do mundo e, por meio de parcerias estratégicas, tem a missão de acelerar o desenvolvimento socioeconômico em países emergentes, por meio da criação de empregos em larga escala. Para tal, são oferecidas capacitações profissionais e investimentos em empreendimentos, em mais de 25 países espalhadas pela Ásia, África e América Latina.