MONITORAMENTO AMBIENTAL

Por Sensoriamento Remoto


Um dos principais desafios dos programas de monitoramento e gestão ambiental de empreendimentos hidrelétricos é a necessidade de aquisição dos mais variados tipos de dados, quase sempre envolvendo grandes áreas, dificuldade de acessar locais de interesse e custos elevados envolvidos em sua obtenção.


Veja neste case como a Fundação CERTI está atuando em parceria com as empresas Foz do Chapecó Energia S.A e a Energética Barra Grande S.A. (BAESA) no desenvolvimento de um sistema baseado em tecnologias de sensoriamento remoto e computação em nuvem para monitoramento e gestão da qualidade da água em reservatórios.

A coleta de dados e imagens por sensoriamento remoto tem permitido cada vez mais acompanhar aspectos sócio ambientais de interesse para o setor de geração hidrelétrica, trazendo diversos benefícios em relação à coleta de dados convencional.

A tecnologia de coleta de imagens por sensoriamento remoto já é utilizada em soluções para o monitoramento e gestão fundiária no entorno de empreendimentos, monitoramento da cobertura vegetal em APP, inspeções de áreas com acúmulo de macrófitas flutuantes, entre outras aplicações

Entenda como foi desenvolvido um sistema para o monitoramento remoto de qualidade da água baseado em imagens multiespectrais, utilizando técnicas de armazenamento e computação na nuvem, e ainda interface web para visualização e consulta dos dados gerados.

® Todos os direitos reservados.