PROJETO BOIA YARA

Como a CERTI atua na criação de equipamentos para a medição de parâmetros ambientais


A construção de reservatórios é uma das intervenções mais importantes no ciclo hídrico. A gestão desses espaços exige um monitoramento adequado, por meio de medições confiáveis dos parâmetros de qualidade da água de forma a mitigar possíveis consequências para a fauna e flora e também para as comunidades ribeirinhas.


As principais soluções do mercado, porém, não suprem a necessidade de muitas usinas, concentrando apenas no controle dos parâmetros físico-químicos da água. Foi pensando nisso que a CERTI, em parceria com a Tractebel Energia, desenvolveu o Projeto Boia Yara.


Neste e-Book, conheça mais sobre essa iniciativa, seus diferenciais e suas possibilidades de aplicação. Boa leitura!

O projeto Boia Yara propôs o desenvolvimento de um novo equipamento, que além do monitoramento da água, embarca diferenciais tecnológicos importantes para o controle das variáveis ambientais em reservatórios, como parâmetros meteorológicos e uso de sensores inteligentes.



Todas as avaliações realizadas pelo equipamento são transmitidas por meio de rede de telefonia celular (rede GPRS) ou, para casos em que a boia seja instalada em regiões muito remotas, via canais de comunicação por satélite. Conheça mais!


A boia conta com um sistema autônomo de geração de energia elétrica. Para isso, é equipada com painéis solares e baterias que garantem até duas semanas de autonomia de funcionamento do sistema. Confira!

® Todos os direitos reservados.