Guia prático do TRL

Entenda os fundamentos dos Níveis de Maturidade Tecnológica (Technology Readiness Levels), suas aplicações e recomendações


O TRL tem um papel fundamental no estabelecimento de uma comunicação precisa no desenvolvimento de tecnologias. Ele ultrapassa os limites da indústria aeroespacial e alcança o cenário de P&D+I em qualquer setor que preze por confiabilidade.


Ele, porém, para manter suas qualidades, deve ser utilizado com uma série de regras, as quais são, por muitas vezes, ignoradas. Seu uso, pois, depende de estudo e qualificação.


A Fundação CERTI oferece este ebook como introdução a esse mundo, com um compilado das informações essenciais no assunto.

O TRL nasceu como uma iniciativa do setor aeroespacial americano, mas se expandiu até alcançar o contexto global e se adaptar aos mais diversos setores. Atualmente, existem normas ISO e incontáveis práticas recomendadas de grandes instituições como a DNV, API, DoD, GAO, ESA, entre outros.



Dentre as aplicações do TRL, destaca-se o potencial de identificação dos próximos desafios no desenvolvimento de uma tecnologia, sobretudo no temido Vale da Morte da Inovação (TRLs 4-6). Assim, a escala pode ser usada como guia para planejamento de projeto.


A Fundação CERTI desenvolveu um extenso trabalho de identificação das práticas recomendadas e normais aplicáveis à realidade do P&D+I brasileiro, e os principais resultados estão runidos neste ebook de 22 páginas.

® Todos os direitos reservados.